PURELAS, novo aplicativo para combater a violência contra a mulher será lançado amanhã

março 7, 20188:01 pm

No dia internacional da mulher, movimento procura viabilizar aplicativo antiviolência com recursos que possibilitem às mulheres se defenderem ou mesmo prevenirem contra eventuais agressores. É o Purelas, desenvolvido para ajudar a combater e punir casos de abusos e estupros. Abuso é o uso excessivo ou imoderado de poderes, ou qualquer ato que atente contra o pudor, a sedução e a honra.

Já o estupro é crime de acordo com a Lei nº 12.015, de 7 de agosto de 2009, e é caracterizado pelo constrangimento mediante violência ou grave ameaça para se obter conjunção carnal ou qualquer ato libidinoso. Se o ato resultar em lesão corporal ou a vítima foi menor de 18 anos, ou mesmo que resulte em morte, o crime é agravado. Também é, de acordo com a Lei, considerado estupro constranger a vítima e obter favorecimento sexual em casos de uso de poder hierárquico ou condição superior de cargo ou salário.

Purelas

Baseado nisso, e em todas as dificuldades e constrangimentos e vergonha que as mulheres enfrentam para fazer a denúncia surge o Purelas, aplicativo para telefones celulares. O aplicativo vai ser disponibilizado de forma gratuita sem que tenha a necessidade de a usuária se identificar e será protegida por um apelido. Uma vez acessado, o aplicativo permite relacionar depoimentos, identificar casos ocorridos, construir banco de dados que identifique agressores e modus operandis, criar e fornecer mapa de locais mais perigosos, facilitar mecanismos de defesa.

A estratégia é se utilizar da internet para influenciar a sociedade tanto para fazer a denúncia quanto para provocar uma mudança de mentalidade de mudança diante de abusos, agressões e estupros. Como se sabe, boa parte dos casos não são reportados às autoridades competentes, e o aplicativo pretende contribuir para que nenhuma mulher deixe de proceder a denúncia.

O aplicativo também disponibilizará acesso a dados estatísticos, telefones úteis, orientações, entre tantos serviços.

Lançamento

O ato de lançamento do aplicativo Purelas e da campanha de arrecadação virtual começa amanhã, 8 de março, em um ato na Orla Ferroviária e Esplanada Ferroviária. Na ocasião, o Grupo Femme apresentará números de dança, em ações de flash mob. Na sexta-feira e no sábado, 9 e 10 de março, o grupo se apresenta no pátio do Bosque dos Ipês. O Grupo Femme, composto pelos dançarino Tyanara e Juan, foi criado em 9 de maio de 2016 e dirigida por Raphael Mesquita (formado em Teoria Musical pelo Conservatório de Música de São Paulo), atuante na Dança de Salão a mais de dez anos com um currículo de vários cursos pelo Brasil todo, e tendo sua formação como profissional de Dança de Salão pelos cursos de Formação de Professores de Jaime Aroxa). A companhia tem como objetivo principal a formação de profissionais de Dança de Salão, tanto como dançarinos, quanto como professores e coreógrafos.

Sobre o Grupo Femme:

FEMME é um coletivo de mulheres que desde 2014 questionam ”o que é ser mulher?” dentro das danças urbanas, tratando de questões de gênero e sexualidade em Campo Grande (MS). Formado por integrantes da Cia. Dançaurbana,  exploram técnicas das danças urbanas, sejam elas ditas como femininas ou não. Participação e apresentação no Programa Feliz da Vida, SOS Cultura, Movimentos Crespas e Cacheadas, Urbandance – Encontro de Danças Urbanas, Liga Breaking, UCDB, UEMS, Sarau Praça Bolívia, Slam Camélias, Bar Drama, Bar Valu, Bar Resista, entre outros.

Sobre a Cualquier Par
Cia Par

Coreografo : Raphael Mesquita

Dançarinos: Tyanara e Juan

Criada em 9 de maio de 2016 e dirigida por Raphael Mesquita (formado em Teoria Musical pelo Conservatório de Música de São Paulo, atuante na Dança de Salão a mais de dez anos com um currículo de vários cursos pelo Brasil todo, e tendo sua formação como profissional de Dança de Salão pelos cursos de Formação de Professores de Jaime Aroxa) a Companhia Par tem como objetivo principal a formação de profissionais de Dança de Salão, tanto como dançarinos, quanto como professores e coreógrafos.
[19:25, 7/3/2018]   Cia Par se apresenta as 13:00 na quinta dia 09 no bosque dos ipês 

Serviços:

Local: Orla Ferroviária

Horário: 19:00 h.

Local: Esplanada Ferroviária 

Horario 20:30 h. 

Próximo Armazém Cultural

 

Nadja Mitidiero:

98109.0016

COMPARTILHAR:

Comentários