Maternidade Cândido Mariano realiza bate-papo sobre boas práticas na assistência a parto

outubro 9, 20185:44 pm
O acolhimento da gestante começa na porta de entrada e termina na porta de saída da maternidade

As “boas práticas na assistência ao parto” foi o tema de um evento  realizado na Maternidade Cândido Mariano, em Campo Grande. O  bate-papo, destinado aos colaboradores da instituição e ministrado  pela representante do Projeto APICE ON do Ministério da Saúde, Karine  Gomes Jarcem, teve a intenção de garantir que as grávidas tenham uma  experiência positiva durante os nascimentos realizados na Associação  de Amparo à Maternidade e à Infância (AAMI).

De acordo com a organização do evento que aconteceu nos dias 4 e 5  de outubro, o jeito como o parto é vivenciado influencia no vínculo  entre o filho e a mãe e por isso as expectativas das mulheres devem  ser consideradas. “O acolhimento da gestante começa na porta de  entrada e termina na porta de saída da maternidade. Então, o  questionamento é o que cada setor da instituição está fazendo para  acolher essa paciente em todas as fases”, explica Karine Gomes Jarcem.

“Ao chegar na maternidade, a mulher tem muitos medos e acalma-la ou  simplesmente conversar, é uma forma de fazer que ela seja a  protagonista do seu próprio parto. Há muito tempo a gestante não era  ouvida e por isso começamos a difundir o termo da humanização, em  todos os momentos que ela estiver no hospital. Mas mudamos algumas  coisas nos últimos anos e estou recomendando essas ações para uma  remodelação no modelo de parto”, complementa a representante do  projeto do Ministério da Saúde.

O projeto Apice On foi criado para qualificar e amplificar a atenção  obstétrica e neonatal em hospitais de ensino universitários ou que  atuam como unidade auxiliar de ensino e tem como objetivo aprimorar o  modelo de atenção ao parto, nascimento e abortamento, por meio de  oficinas e capacitações de profissionais e estudantes, além de ampliar  a integração entre ensino e serviços de saúde, tanto na qualificação  das práticas de cuidado quanto na formação profissional.

MATERNIDADE

A Maternidade Cândido Mariano, localizada em Campo Grande, é  referência nacional em Ginecologia obstetrícia e UTI Neonatal. Há 80  anos, faz parte do momento mais importante na vida dos  sul-mato-grossenses, que é o nascimento. Sua meta é o cuidado com  excelência, modernização e segurança, além do compromisso com o bem  estar de todos que procuram a instituição. Maternidade Cândido  Mariano. Aqui nasce o futuro.

 

*Renan Gonzaga

Tags:
COMPARTILHAR:

Comentários