Mais de dez horas depois, incêndio na Zona Sul de Manaus ainda apresenta focos de chamas

dezembro 18, 201811:42 am

O incêndio que atingiu mais de 600 casas na noite desta segunda-feira (17) no bairro Educandos, na Zona Sul de Manaus, continua a apresentar novos focos de chamas. Na manhã desta terça-feira (18), moradores da região relataram que o local ainda apresenta riscos. No início desta madrugada, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, anunciou que assinará decreto de calamidade pública.

Famílias atingidas pelo incêndio permaneceram no local durante toda a noite. Segundo moradores, a estrutura de uma casa de alvenaria por trás da Rua Inácio Guimarães – destruída durante o incêndio – apresentou uma explosão às 6h30 desta terça. As chamas tomaram conta da residência, mas o Corpo de Bombeiros combateu o fogo imediatamente.

Os bombeiros, Polícia Militar e Manaustrans estão no local para orientar moradores e observar a situação. O acesso às ruas atingidas – bloqueado ontem a partir da ponte da avenida 7 de Setembro/avenida Leopoldo Peres; rua Felismino Soares; avenida Lourenço da Silva Braga e Ponte de Educandos – começou a ser desbloqueado na manhã desta terça.

Três feridos foram confirmados pela Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam). Segundo a pasta, uma senhora de 53 anos é a que tem estado mais delicado. Ela foi levada ao SPA da Zona Sul com sintomas de intoxicação por inalação de fumaça. O quadro evoluiu para um Edema Agudo de Pulmão e ela sofreu uma parada cardiorrespiratória. A vítima foi atendida na emergência e aguardava estabilização do quadro clínico para ser transferida ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto.

Uma adolescente grávida de 14 anos e um sargento do Corpo de Bombeiros também deram entrada em unidades de saúde com problemas respiratórios, mas já passam bem.

O incêndio

O fogo começou em uma área com dezenas de casas de madeira, entre as ruas Inácio Guimarães e Nova, por volta das 20h, e se propagou para residências de alvenaria. A quantidade de veículos estacionados nas vias, o vento constante e a interrupção na distribuição de energia elétrica agravaram a situação.

Fogo atingiu casas de madeira e de alvenaria na Zona Sul de Manaus — Foto: Rickardo Marques/G1 AM

O grupo de apoio “Moradores de Rua” organizou uma ação solidária para recolher doações para as pessoas afetadas pelo incêndio. Itens de primeira necessidade, como água, alimentos e materiais de higiene são prioridade para arrecadação. Roupas, colchões, lençóis também podem ser doados, além de outros.

Os materiais podem ser entregues nos seguintes pontos:

  • Centro Social Urbano (CSU) do Parque 10 – Avenida Perimetral, nº 22, Parque 10 de Novembro;
  • Escola Superior de Tecnologia – Av. Darcy Vargas, Parque 10 de Novembro;
  • Policlínica Odontológica da UEA – Avenida Codajás, nº 25, Cachoeirinha;
  • Academia Spazio – Avenida Dom Pedro, nº 267, Dom Pedro;
  • Condomínio Saint Honoré – Rua Anderson Veras, nº 3000, Parque 10 de novembro;
  • Miss Pet – Av. Guilherme Paraense, nº 215, Adrianópolis;
  • Genius Cabines de Estudo – duas unidades na Rua Belo Horizonte; e Sollarium Mall, no Parque das Laranjeiras;
  • Crossfit Caf Natal – Rua Natal, nº 503, Adrianópolis (de segunda a sexta, de 16h às 20h);
  • Crossfit Caf Dom Pedro – Rua Jerusalém, nº 46 (de segunda a sexta, de 17h às 20h).
Tags:
COMPARTILHAR:

Comentários