Leonardo DiCaprio responde acusações de Bolsonaro sobre Amazônia
novembro 30, 20191:18 pmO presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira, 29, sem apresentar qualquer evidência, que o ator Leonardo DiCaprio financiou as queimadas ocorridas na Amazônia. A declaração gerou polêmica tanto no Brasil, como também repercutiu internacionalmente.
Diante disso, o ator e ativista ambiental respondeu as acusações do presidente brasileiro e negou ter financiado ONGs investigadas por suposto envolvimento nos incêndios, mas elogiou o trabalho das organizações e reiterou que elas merecem apoio.
“Apesar de merecerem apoio, nós não financiamos as organizações”, afirmou DiCaprio, de acordo com comunicado divulgado pelas agências de notícias AP e Reuters. O artista ainda elogiou os brasileiros que trabalham para “salvar sua herança cultural e natural”.
A ONG Earth Alliance, da qual DiCaprio é fundador, prometeu doar US$ 5 milhões para a proteção da Amazônia após as queimadas deste ano.
Em live nesta quinta-feira, 28, no Facebook, Jair Bolsonaro endossou os ataques do filho Eduardo contra Leonardo DiCaprio, a quem colocou a culpa pelos incêndios na Amazônia.
Bolsonaro ainda pediu que seus seguidores não façam doações as ONG’s. “Não doe dinheiro para ONG, acabe com essa história. Não estão lá para preservar o meio ambiente, estão lá em causa própria. Estava circulando uma foto dos quatro ongueiros parece que é verdadeiro, não tenho certeza.
Os caras vivendo em luxúria de fazer inveja para qualquer trilionário e ganhando a vida como? Tacando fogo na Amazônia! Grande jogada. Taca fogo na Amazônia, divulga as imagens e ganha um dinheirinho do Leonardo DiCaprio. Ô DiCaprio pisou na bola, hein? Pelo amor de Deus”, reiterou o presidente.
O WWF também comunicou que não recebeu doações do ator, cuja Fundação Leonardo DiCaprio se concentra em projetos ambientais. A acusação de Bolsonaro foi ridicularizada pelos oponentes. O senador Randolfe Rodrigues twittou: “Que desesperado. Nosso presidente negligente e incompetente, responsável pelo desmantelamento ambiental sem precedentes, culpa DiCaprio, mas não seu próprio governo, que é incapaz de dar um único passo sem destruir nada”.