DOURADOS: Sobe para 17 o número de mortes por gripe em MS

junho 14, 20187:19 pm
A campanha foi prorrogada duas vezes. A primeira vez do dia 1° ao dia 15 de junho, e agora foi divulgada pelo Ministério da Saúde, mais uma extensão do prazo para o próximo dia 22.

Novamente o número de mortes decorrentes do vírus da Influenza subiu em Mato Grosso do Sul. As informações são do boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde) que apontam 17 casos. Na última análise, divulgada no início do mês, constavam 15 mortes.

São cinco óbitos por H1N1 (2 em Campo Grande, 1 Chapadão do Sul, 1 Coxim e 1 em Nioaque). O vírus H3N2/Sazonal registrou oito óbitos (6 em Campo Grande, 1 Aquidauana e 1 em Naviraí. Influenza B fez uma vítima na capital.

Com o “Influenza A não subtipado” são 3 casos (1 Costa Rica,1 Coxim e 1 Três Lagoas).

O número já é quase o triplo de óbitos registrado em todo o 2017, quando os óbitos foram seis.

O total de casos confirmados de Influenza, soma 201, segundo o boletim. Destes 59 no tipo A H1N1, 24 no tipo A não subtipado, 103 no tipo A H3N2 e 15 no tipo Influenza B.

Os dados de maio apontavam 13 mortes.

Dourados não possui confirmados e nem casos notificados de Influenza até o momento, neste ano.

Sintomas

O documento alerta quanto aos sintomas da Influenza que são: Febre alta, dor no corpo, dor de cabeça, dor de garganta, coriza, tosse e desconforto respiratório.

Vacinação 

O Ministério da Saúde prorrogou em todo o país a campanha de vacinação em prevenção a gripe. Conforme mostrado, no município, 46.842 douradenses foram vacinados.

Ao todo, foram encaminhadas 60.885 doses para a cidade a fim de imunizar os grupos prioritários.

Fazem parte desses grupos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), profissionais da área da saúde, comunidade indígena, idosos (60 anos ou mais), população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais.

A campanha foi prorrogada duas vezes. A primeira vez do dia 1° ao dia 15 de junho, e agora foi divulgada pelo Ministério da Saúde, mais uma extensão do prazo para o próximo dia 22.

A dose deve ser solicitada nos postos de saúde.

Tags:
COMPARTILHAR:

Comentários