Bolsonaro nomeia Carlos Marun para Conselho de Itaipu

maio 16, 202011:54 am
Carlos Marun foi ministro da Secretaria de Governo do ex-presidente Michel Temer

O presidente da República, Jair Bolsonaro, nomeou Carlos Marun, ministro da Secretaria de Governo na gestão Temer, para o Conselho da Itaipu Nacional. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União na 6ª feira (15.mai.2020). O mandato de Marun vai até 2024. O salário mensal é de R$ 27.000.

IMBRÓGLIO

Marun foi nomeado por Michel Temer para o cargo em 31 de dezembro de 2018, 1 dia antes da posse de Jair Bolsonaro. Dois dias depois, o militar disse que manteria Marun no cargo. O mandato valeria até 16 de maio de 2020.

Porém, em 26 de março, o desembargador Rogério Favreto, do TRF-4, o afastou do posto. Argumentou que, segundo a Lei das Estatais, ministros de Estado não podem participar de conselhos de administração em estatais. Mas em 3 de setembro de 2019, a 3ª Turma do tribunal decidiu derrubar a liminar. E só agora Bolsonaro decidiu reconduzi-lo.

 OUTRAS NOMEAÇÕES

Bolsonaro também nomeou o ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia) e as seguintes pessoas para o conselho da estatal:

  • Célio Faria Júnior, chefe da assessoria especial da Presidência;
  • Wilson Pinto Ferreira Júnior, presidente da Eletrobras;
  • José Carlos Aleluia Costa, ex-deputado pelo Democratas da Bahia;
  • Pedro Miguel da Costa e Silva, secretário de relações bilaterais e regionais nas Américas do Itamaraty.

Todos receberão mensalmente o mesmo montante que Marun: R$ 27.000.

BOLSONARO & CENTRÃO

Nas últimas semanas, o presidente tenta conseguir novos aliados no Congresso, principalmente nos partidos do chamado “Centrão” (bloco de partidos que tem pouco mais de 200 deputados). O governo tem liberado cargos e verbas para ter apoio em propostas de interesse do Executivo nas Casas legislativas.

Tags:
COMPARTILHAR:

Comentários